IDE se prepara para receber mais uma turma do Coem


Com objetivo de difundir os preceitos da Doutrina Espírita, especificamente estudar os ensinos básicos sobre a mediunidade e a prática mediúnica, começa, no dia 19 de fevereiro, mais uma edição do Curso de Orientação e Educação Mediúnica, o Coem.

“A importância do curso se faz no sentido de se transmitir conhecimentos básicos sobre mediunidade e prática mediúnica para iniciantes e, especialmente, o que chamamos de educação mediúnica para médiuns que, muitas vezes, se encontram atormentados pela manifestação de indícios mediúnicos”, explica a coordenadora do Coem 2018, Sandrelena Monteiro.

Contando com temas diversos, conduzidos por trabalhadores e estudiosos do IDE, o Coem conta com programação definida pela diretoria da casa, especialmente pelo Departamento Doutrinário e Mediúnico. “Os participantes irão contar com o acolhimento de pessoas atenciosas, que irão se dedicar ao máximo para que eles tenham não apenas conhecimento sobre mediunidade, mas acolhida quanto às dúvidas, medos, inseguranças, crenças errôneas, que, não poucas vezes, os impedem de caminhar com segurança na relação com a mediunidade”, explica a coordenadora.

A indicação é que os participantes utilizem como base do curso a obra de Allan Kardec, em especial O Livro dos Médiuns, além do livro A mediunidade de uma forma mais simples, obra editada pelo IDE com base no primeiro. “Cada nova turma traz suas próprias novidades. O curso tem uma programação prévia, mas o acontecimento diário se faz de acordo com cada turma.” Para que o curso seja aproveitado de forma plena, Sandrelena destaca: “Apesar de o Coem não ter um caráter de aprovação ou reprovação, há regras. E uma delas é quanto à assiduidade e à pontualidade na chegada e na saída. Disciplina e esforço são fatores muito importantes para quem quer trabalhar com a mediunidade de forma segura.”

O Coem é aberto a todas as pessoas que tenham interesse em estudar a mediunidade sob a perspectiva da Doutrina Espírita. Não há requisitos. Para se inscrever, basta deixar nome completo e telefone na secretaria do IDE. As aulas começam no dia 19 de fevereiro e terminam no dia 10 de dezembro, sendo realizadas sempre às segundas-feiras, entre 20h e 21h.

Continuidade
Desde que foi fundado, em 1995, o IDE oferece o Curso Básico de Espiritismo em um ano e o Coem no ano seguinte. Assim, para aqueles que já participaram dos dois cursos, há oportunidade de dar continuidade ao Coem na chamada “reunião mediúnica experimental”.

“Aqueles que demonstram interesse, após avaliação junto à coordenação do Coem, podem participar de um processo mediúnico experimental. Durante o Coem, há aulas práticas, que são exercícios primeiros de uma prática mediúnica (concentração, prece, exercícios voltados à atenção quanto à percepção psíquica), no entanto, não há prática mediúnica. Essa irá acontecer na reunião experimental, com todos os critérios e cuidados que uma reunião mediúnica exige”, explica Sandrelena.

Essa segunda parte tem duração de seis meses. Após essa etapa, aqueles que quiserem continuar na prática mediúnica serão encaminhados às reuniões mediúnicas da casa.