Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home4/idejfo21/public_html/ide-jf.org.br/wp-content/plugins/responsivevoice-text-to-speech/includes/responsivevoice-includes.php on line 10

Editora

Confira abaixo os títulos publicados pela Editora do IDE-JF:

O Evangelho de uma forma mais simples

Baseado em O Evangelho segundo o Espiritismo, de Allan Kardec

No ano de 2006, o Instituto de Difusão Espírita de Juiz de Fora apresentou o livro O Espiritismo de uma forma mais simples. A finalidade da obra é apresentar as ideias principais de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, de forma mais simples e na linguagem de nossos dias.

A primeira edição esgotou-se no mesmo ano. No ano seguinte, foi publicada uma segunda edição revisada. O livro tem sido estudado em grupos constituídos por espíritas iniciantes, crianças, jovens, adultos não habituados à leitura de textos mais bem elaborados e também em tarefas espíritas voltadas ao trabalho de assistência social.

Isso nos motivou a prosseguir na tarefa de popularização da obra de Kardec, tão esquecido nas estantes dos espíritas contemporâneos.

A obra, portanto, que apresentamos agora, O Evangelho de uma forma mais simples, traz uma síntese clara e em linguagem de nossos dias do livro O Evangelho Segundo o Espiritismo.

  • Organizadores: Ademir Henriques do Amaral, Arthur Bernardes de Oliveira, Myrianceli Jorio e Ricardo Baesso de Oliveira
  • Páginas: 140
  • Tamanho: 16 x 23 (cm)
  • Edição: 1ª edição – 2009
  • Editora: IDE-JF

O Espiritismo de uma forma mais simples

Baseado em O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec

A necessidade de difundir a doutrina sempre foi uma preocupação do movimento espírita, nos planos individual e institucional. Essa importância se tornou ainda mais efetiva quando, no Brasil, por razões históricas, o Espiritismo se elitizou, muito em função do poder aquisitivo e da escolaridade de seus adeptos. Com a finalidade de democratizar os relevantes ensinos dessa doutrina, o Instituto de Difusão Espírita de Juiz de Fora (IDE-JF) publica, pela terceira vez, a obra O Espiritismo de uma forma mais simples – uma síntese clara e objetiva das questões que integram O Livro dos Espíritos. A tarefa empreendida pelos colaboradores do Instituto, ao contrário do que afirma o título, não foi nada “simples”, mas o objetivo de simplificar a linguagem da obra inaugural do Espiritismo foi muito bem alcançado: em menos de seis anos, duas edições se esgotaram. Sensibilizar corações pelo saber espírita implica acessar mentes pela força das ideias e pelo uso da razão, ainda que a forma precise mudar de face.

  • Páginas: 240
  • Tamanho: 15,5 x 22,5 (cm)
  • Edição: 3ª edição – revisada – 2014
  • Editora: IDE-JF

A mediunidade de uma forma mais simples

Depois de O Espiritismo de uma forma mais simples (baseado em O Livro dos Espíritos) e de O Evangelho de uma forma mais simples (baseado em O Evangelho segundo o Espiritismo), o objetivo do Instituto de Difusão Espírita de Juiz de Fora, ao publicar um terceiro título, A mediunidade de uma forma mais simples, continua sendo o mesmo: possibilitar que, efetivamente, mais pessoas conheçam e se apropriem dos postulados da Doutrina Espírita, usufruindo de um patrimônio de saberes de inquestionável valor para a transformação das criaturas – um patrimônio que merece ser constantemente lido, comentado, compreendido e não empoeirado nas estantes, ou limitado a um grupo de iniciados que há muito se dedicam à obra de Kardec e a quem a linguagem erudita com que ele se exprimiu no século XIX já não representa qualquer dificuldade.

Além disso, esse livro inclui textos especiais com o intuito de contemplar as alterações sofridas pela prática mediúnica ao longo do século XX, sobretudo pelas contribuições oferecidas por benfeitores espirituais como Emmanuel e André Luiz. Trata-se de princípios não desenvolvidos à época de Kardec e que hoje têm muita relevância no entendimento do fenômeno mediúnico ou que oferecem ângulos de interpretação referentes ao exercício da mediunidade nos dias atuais.

  • Organizadores: Fábio Fortes, Geraldo Luciano Marques, Léia da Hora, Myrian Jorio, Ricardo Baesso e Sandrelena Monteiro
  • Páginas: 160
  • Tamanho: 15,5 x 22,5 (cm)
  • Edição: 1ª edição – 2016
  • Editora: IDE-JF

Que somos nós? – um estudo da interação Espírito, corpo e ambiente

Uma das principais inquietações do homem, certamente, é a que diz respeito à sua própria natureza. Compreender o que ou quem ele é suscita um debate mais do que identitário, porque representa, ademais, uma preocupação com o seu modo de ver e de agir no mundo. Esses questionamentos sobre os seres humanos foram alvo, ao longo da história da humanidade, de diversas discussões, motivando a criação de um sem número de teorias e tradições filosóficas e até, em alguns momentos históricos, causas de conflitos ideológicos.

Desse modo, movidos pela necessidade de problematizar o que é ou quem é o ser humano, um grupo de estudiosos vinculados ao Instituto de Difusão Espírita de Juiz de Fora lançou-se na empreitada de investigar – a partir da experiência acumulada pelos homens, do conhecimento adquirido e das relações propagadas pelo Espiritismo – a natureza humana sob variados aspectos, levando em consideração os olhares, os saberes e as questões do mundo contemporâneo.

Nesse livro, o leitor poderá conhecer e refletir sobre respostas possíveis para os seus principais anseios, tendo como premissa a nossa natureza biopsicossocioespiritual. Que somos nós? – um estudo da interação Espírito, corpo e ambiente aborda os temas da personalidade humana, da reprodução, da genética, do funcionamento do cérebro e da mente, da sexualidade, do envelhecimento e da morte, sempre relacionados à concepção do homem como ser essencialmente espiritual.

  • Autores: Ricardo Baesso de Oliveira, Geraldo Luciano de Oliveira Marques, Carlos Alberto Mourão Júnior, Carlos Eduardo Nogueres, David Sérgio Adães de Gouvêa, Eliane Ferreira Carvalho Banhato e Lyderson Facio Viccini
  • Páginas: 142
  • Tamanho: 16 x 23 (cm)
  • Edição: 1ª edição – 2015
  • Editora: IDE-JF

Breve história de todos nós – uma síntese do tema Evolução e Espiritismo

“Os que escreveram a história da antropologia terrestre se apegaram principalmente aos caracteres físicos; o elemento espiritual foi quase sempre negligenciado e o é necessariamente pelos escritores que nada admitem fora da matéria. Quando este for levado em conta no estudo das ciências, uma luz inteiramente nova será lançada sobre uma porção de questões ainda obscuras, porquanto o elemento espiritual é uma das forças vivas da Natureza, desempenhando um papel preponderante, tanto nos fenômenos físicos quanto nos fenômenos morais.”

Allan Kardec
Revista Espírita, janeiro de 1862

  •         Autores: Ricardo Baesso de Oliveira, Geraldo Luciano de Oliveira Marques, Carlos Eduardo Nogueres, David Sérgio Adães de Gouvêa e Lyderson Facio Viccini
  •        Páginas: 166
  •        Tamanho: 16 x 23 (cm)
  •        Edição: 1ª edição – 2014
  •        Editora: IDE-JF

Maco, o prego feliz

O jovem Maco é um tipo muito especial de macaco da família dos pregos.


Brincalhão e sempre pronto para uma nova aventura, ele só quer curtir a vida e dar boas risadas.


Mas um fato inesperado lhe desperta a curiosidade e a vida lhe ensina preciosas lições.

  • Autora: Léia da Hora
  • Páginas: 20
  • Tamanho: 20 x 20 (cm)
  • Ilustrado
  • Edição: 1ª edição – 2013
  • Editora: IDE-JF

Fios e tramas da mediunidade – conversando com médiuns

Descobrir-se médium é, certamente, por si só, um desafio. Para muitos, significa o início de uma grande jornada no caminho pedregoso do trabalho mediúnico. Da descoberta ao efetivo ingresso no labor da seara do bem, os médiuns se deparam com diversas dúvidas, questionamentos, anseios e conflitos íntimos, os quais precisam ser solucionados, em primeira instância, com o auxílio de quem possui o conhecimento de causa e a experiência que conforta.

Em sua primeira obra, a notável estudiosa e conhecedora dos fenômenos medianímicos, Léia da Hora, se lança no mister de difundir toda essa sabedoria, a fim de orientar e consolar muitos indivíduos que ainda não conseguiram dominar suas faculdades “especiais” nem, por conseguinte, executar a imprescindível missão de consolar almas aflitas.

À tarefa de ser o elo entre os dois vastos mundos, somam-se as vicissitudes comuns de todo ser reencarnante. Fios e tramas da mediunidade – conversando com médiuns é uma pequena grande obra, que reúne exemplos práticos e diretrizes seguras para o pleno exercício de ser médium e de conhecer as mediunidades.

  •  Autora: Léia da Hora
  •  Páginas: 74
  •  Tamanho: 15 x 21 (cm)
  •  Edição: 1ª edição – 2012
  •  Editora: IDE-JF
Tamanho da fonte
Contraste